O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
embasamento teórico a partir de um estudo de caso
embasamento teórico a partir de um estudo de caso
Datas: outubro 13, 20, 27 novembro 03, 10, 17, 24 e dezembro 01.
Horário: 19:00h às 22:00h
Local: Sede ABPp à Rua Teodoro Sampaio 417 . conj.11 Pinheiros
São Paulo - SP
Fone/Fax: (11) 3085-7567 / 3085-2716
Email: psicoped@uol.com.br
OBJETIVO: Estudar o processo de aprendizagem em uma nova perspectiva psicopedagógica. Fornecer subsídios para identificar dificuldades de aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento. Intervir no processo de aprendizagem, tanto em caráter preventivo quanto remediativo. Entender o processo de avaliação como uma ferramenta de abertura de possibilidades de trabalho e compreensão da problemática do sujeito.
EMENTA: Definição da função do processo avaliativo. Identificação e compreensão dos dados históricos na relação Sujeito-Aprendizagem. Identificação e compreensão das fases do desenvolvimento cognitivo. Fornecimento dos subsídios para seleção e aplicação de provas para a compreensão das dificuldades apontadas. Favorecimento da compreensão da modalidade de aprendizagem do sujeito avaliado
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Horário: 19:00h às 22:00h
Local: Sede ABPp à Rua Teodoro Sampaio 417 . conj.11 Pinheiros
São Paulo - SP
Fone/Fax: (11) 3085-7567 / 3085-2716
Email: psicoped@uol.com.br
OBJETIVO: Estudar o processo de aprendizagem em uma nova perspectiva psicopedagógica. Fornecer subsídios para identificar dificuldades de aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento. Intervir no processo de aprendizagem, tanto em caráter preventivo quanto remediativo. Entender o processo de avaliação como uma ferramenta de abertura de possibilidades de trabalho e compreensão da problemática do sujeito.
EMENTA: Definição da função do processo avaliativo. Identificação e compreensão dos dados históricos na relação Sujeito-Aprendizagem. Identificação e compreensão das fases do desenvolvimento cognitivo. Fornecimento dos subsídios para seleção e aplicação de provas para a compreensão das dificuldades apontadas. Favorecimento da compreensão da modalidade de aprendizagem do sujeito avaliado
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Diagnóstico: Definição, Função, Oportunidade de realização
- Instrumentos de diagnóstico psicopedagógico
cf. Sara Paín e Alicia Fernandez - Provas operatórias de Piaget
- Testes projetivos
- O Relatório e a Entrevista Devolutiva
Moderador: Yara Prates
Pedagoga, Psicopedagoga (EPsiBA), Especialista em EaD – Educação a Distância PUC-SP, Conferencista internacional sobre Cognição, Desenvolvimento, Aprendizagem, Psicopedagogia, Educação, Origami matemático e terapêutico. Docente em cursos de Psicopedagogia. Membro Titular e do Conselho Nacional da ABPp - Membro da Diretoria Executiva da ABPp gestão 2005/2007 e 2008/2010.
INVESTIMENTO: Associados da ABPp 2 X R$ 120,00 (inscrição em 30 dias).
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: na ABPp pelo email psicoped@uol.com.br ou
Fone/fax: 3085-2716 ou 3085-7567.
Pedagoga, Psicopedagoga (EPsiBA), Especialista em EaD – Educação a Distância PUC-SP, Conferencista internacional sobre Cognição, Desenvolvimento, Aprendizagem, Psicopedagogia, Educação, Origami matemático e terapêutico. Docente em cursos de Psicopedagogia. Membro Titular e do Conselho Nacional da ABPp - Membro da Diretoria Executiva da ABPp gestão 2005/2007 e 2008/2010.
INVESTIMENTO: Associados da ABPp 2 X R$ 120,00 (inscrição em 30 dias).
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: na ABPp pelo email psicoped@uol.com.br ou
Fone/fax: 3085-2716 ou 3085-7567.
- Só serão aceitas inscrições antecipadas e até 03 de outubro
- Visite o site da ABPP e cadastre-se: http://www.abpp.com.br
Dra. Nádia Bossa (Diretora Científica)
Yara Prates (Diretora Cultural)
Nenhum comentário:
Postar um comentário